Formação em Renascimento (Rebirthing)

Você já observou que quando há um forte sentimento de medo ou dor inconscientemente você prende a respiração? Por outro lado, quando há um forte sentimento de prazer ou alegria, a respiração se torna naturalmente grande, relaxada, e profunda?

Nosso corpo possui memórias. Os sentimentos, pensamentos e emoções traumáticas que se experimentam ao longo da vida ficam registrados na forma de tensões de diferentes níveis no corpo, bloqueando o fluxo de energia e vitalidade.

Renascimento e Terapias Integradas de Respiração são técnicas simples e poderosas de respiração consciente e conectada (circular), onde inspiração e expiração se fundem, sem intervalos. Estas técnicas são capazes de quebrar os padrões comportamentais antigos, até então estabelecidos e sustentados por um baixo fluxo de energia vital, abrindo espaço para uma vida de qualidade, com um patamar mais elevado de consciência, bem-estar e plenitude.

“Em 50 anos de atividade profissional, com inúmeras buscas e experiências, a Respiração Circular me parece a melhor técnica para resolver problemas emocionais de quem quer que seja e qualquer que seja a natureza do problema, e a prática frequente vai estimulando um processo contínuo de mudança.”

José Ângelo Gaiarsa

A Experiência

Como expressar o nosso fluxo natural de amor se as lembranças inconscientes de situações traumáticas, tensões e estresse do dia-a-dia, consomem boa parte da nossa energia? Não seria bom se pudéssemos nos apropriar de todo o nosso potencial sagrado, que em algum momento de nossa vida, até no próprio nascimento, sofreu interferências ou foi bloqueado?

Muitos de nós vivemos fora, com a mente revivendo o passado e preocupada com o futuro. Com a Respiração Circular Conectada, atingimos a dimensão do não-tempo, do presente, onde nos deparamos com a beleza de descobrir toda a presença da nossa alma.

À medida que vamos respirando de forma conectada, aumentando nossa energia corporal, temos a possibilidade de liberar e dissolver medos, tristezas, angústias, mágoas, limitações e ansiedades, sensações que talvez nunca tenham emergido à consciência.

Com menos bloqueios, os sentidos se expandem e é possível enxergar além da visão limitada de um dia-a-dia robótico. O resultado? Um enorme bem estar e uma incrível conexão com a nossa própria essência.

Quais os benefícios?

* Superação de traumas e bloqueios emocionais.
* Capacidade de desenvolver pensamentos criativos e saudáveis.
* Resgate da auto-estima e da alegria de viver.
* Determinação e força de vontade para a tomada de decisões.
* Aumento da energia corporal.
* Regularização das funções orgânicas.
* Transformação de padrões comportamentais limitantes.

Este curso oferece formação em Renascimento através do método desenvolvido por Leonard Orr, ampliados pela visão do psiquiatra e mestre Ângelo Gaiarsa. É um curso teórico e vivencial com imersão de 2 finais de semana, cujo intuito é trabalhar a si próprio para respirar, renascer e viver melhor.

A terapia de Renascimento, do original em inglês Rebirthing Breathwork, é uma forma prática de respiração consciente e conectada (também conhecida como respiração circular) que proporciona efeitos terapêuticos diversos, bem como o acesso a estados ampliados de consciência.

O Renascimento já foi chamado de “Novo Ioga” e também elencado como uma forma de meditação. Na abordagem proposta neste curso, trabalhamos a forma original de Renascimento, com foco no desenvolvimento do processo respiratório e mobilização da expansão da consciência e das energias potenciais contidas no corpo.

Este é um processo de resgate da capacidade de auto-regulação do corpo e do psiquismo pela prática de uma forma específica de respiração voluntária, e é também um processo de ampliação da capacidade de observação e conexão com a sabedoria interior que governa e orienta o corpo.

O curso é vivencial, imersivo e intensivo, com práticas de diversas formas de respiração a serem utilizadas como técnicas na formação de facilitadores de grupos de respiração e como ferramentas para seu desenvolvimento pessoal.

Nesta proposta de atmosfera intimista o intuito é oferecer atenção individualizada aos participantes, além de favorecer a integração dos alunos. Dessa forma, a Sadhana Comunna Metamorfose é preparada cuidadosamente para favorecer esta intimidade imersiva, com total integração da nossa própria natureza humana e corpórea, sendo este um elemento essencial para ancoramento de nosso encontro formativo. Outro cuidado especial é com a alimentação oferecida aos participantes: saudável, depurativa e reenergizante.

Entre os conteúdos abordados em nossa formação, destacamos:

  • Introdução à história da técnica conhecida como Renascimento;
  • Anatomia, fisiologia e bioquímica da respiração;
  • Indicações e contra-indicações do método;
  • Padrões emocionais, respiração e desenvolvimento humano;
  • Alterações da respiração: velocidade, profundidade e seus usos e efeitos;
  • Os 5 elementos que facilitam a prática da respiração conectada;
  • Padrões perinatais, registros sensoriais/emocionais e renascimento: nossa história de vivências intra-uterinas, nascimento e pós-parto, em conexão com a respiração;
  • Sistemas de crenças e padrões limitantes;
  • Atenção plena, o desenvolvimento da capacidade de observação e o exercício da presença;
  • Associação de técnicas terapêuticas e de meditação ao processo;
  • A prática do facilitador de Renascimento: estruturação de programa de acompanhamento individual e em grupo – implicações e orientações práticas;
  • Co-responsabilidade: conceito e práticas;
  • Ética e compromisso no trabalho do facilitador.

Para quem este curso é indicado?

A formação atende a diversos interesses. Alguns desejam aprender a técnica para aperfeiçoar ou complementar o seu trabalho terapêutico, outros desejam intensificar suas experiências com o Renascimento e experimentar situações que muitas vezes não são possíveis dentro de um consultório, como, por exemplo, as vivências em meio à natureza. 

A Respiração Circular é uma ótima ferramenta para profissionais que atuam com terapias complementares ou até mesmo pessoas que se interessem em aprofundar as dinâmicas que têm por base a respiração como instrumento de ampliação de estados de percepção e consciência.

 

Formação em Terapias Integradas de Respiração

A Formação em Terapias Integradas da Respiração é um processo de Imersão Profunda que se utiliza de diversas abordagens Terapêuticas com base na respiração para alcançar resultados resolutivos e transcendentes que ensejam superação e desenvolvimento pessoal.

A nossa respiração tem um potencial que geralmente não é explorado, costumamos respirar mal, de forma superficial e inconsciente. Quando aprofundamos nossa respiração e trazemos consciência a ela, não apenas estamos beneficiando nosso corpo, mas também nos abrimos para nossas percepções e sensibilidades. No oriente, há milênios, diversas formas de respirar são utilizadas como meio de limpeza e purificação do corpo, da mente e do espírito, técnicas que purificam o sangue, o corpo e como métodos de meditação.

As técnicas de respiração que praticaremos ao longo destas 2 imersões vão nos permitir aguçar mais nossos sentidos físicos; entraremos em contato com emoções antigas, condicionadas em nosso corpo, provocadoras de reações reflexas que causam angústias, depressão e tristeza; Também são bases para traumas, fobias, ansiedades e diversas doenças físicas, padrões de pensamentos e sentimentos obsessivos e compulsivos, atitudes das quais normalmente não conseguimos sair sem ajuda e suporte terapêutico.

Muitos problemas podem ser resolvidos com as técnicas catárticas de respiração que aprenderemos no TIR: Flushing, Pulsation, Primal e Holotrópica.

A base de todo o trabalho é o que chamamos de respiração consciente, em que projetamos um impulso com valorização da inspiração e controle regulatório da expiração, ou ao contrário, técnicas onde o tempo entre a inspiração e a expiração são coordenados pela vontade ou pela emoção.  Respirando de forma consciente alcançamos o refinamento da capacidade de observação e experimentamos uma condição transcendental fenomênica que acontece como resultado. 

As técnicas serão aplicadas em diversas formas e contextos pois há muita diversidade na aplicação dos métodos de respirar para chegar a uma ampliação dos estados de consciência. Na parte final de cada técnica haverá um tempo de integração e depois um feedback integrador muito importante onde a turma compreenderá a profundidade e o alcance das técnicas aplicadas.

Quando experimentamos a Respiração Consciente, tomamos contato com muitas de nossas potencialidades. Sensações e emoções surpreendentes afloram do centro de nosso ser para, literalmente, tomarmos consciência delas.

Todo o processo é surpreendente e maravilhoso. 

Muita coisa acontece nas respirações que aprenderemos. É importante que o aluno aprofunde seus conhecimentos nessas técnicas e conheça a diversidade de manifestações para compreender como os episódios ocorridos durante as respirações podem ser aprofundados.

Os trabalhos oferecidos na Formação em Terapias Integradas de Respiração podem ser utilizados como ferramentas por terapeutas em seus laboratórios de atendimento clínico ou também para uso pessoal. 





Depoimentos

Próximas Turmas